Hospital Delphina Aziz reabre para atendimento de pacientes para exames e cirurgias

O novo padrão implantado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) habilita áreas como Ambulatório Clínico, Centro Cirúrgico, Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico e Hospital Dia

O Hospital Delphina Aziz volta a integrar a rede estadual de Saúde para serviços de exames e cirurgias a partir de 1º de outubro. A iniciativa acompanha o movimento de redução dos casos e internações por Covid-19. O Hospital Delphina Aziz, até então, era unidade de referência exclusiva para tratamento da doença e passou a atuar a partir de agosto como unidade de retaguarda e de atendimento de outras causas clínicas. A partir de 1º de outubro será ampliada a oferta do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) com a previsão de atendimento de 54 mil exames por mês. 

O novo perfil de Hospital Delphina Aziz possibilita que a unidade ofereça atendimentos aos usuários referenciados pela Central Unificada de Regulação (CURA) para o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) em 11 áreas de procedimentos diagnósticos; do Ambulatório Clínico, com consultas em 27 especialidades; o Centro Cirúrgico para cirurgias gerais, urológicas, proctológicas e ginecológicas; e o Hospital Dia com leitos para internações de pacientes de cirurgias urológicas, ginecológicas, vasculares, oftalmológicas, dermatológicas e biópsias. 

“Nós temos muito orgulho em poder oferecer à população amazonense um serviço de primeira linha em um dos mais modernos parques de imagens diagnósticas da rede pública brasileira. Estamos muito satisfeitos com a mudança do perfil hospitalar do Delphina Aziz, assim aumentamos sua contribuição para a rede estadual. Sabemos da grande capacidade de atendimento e estamos preparados para oferecer a melhor estrutura, atuando de forma mais estratégica para redução de filas de espera da população amazonense”, ressalta Thiago Python, diretor da OZN Health, concessionária de serviços não clínicos do Delphina Aziz, OZN Health.  

Os exames oferecidos a partir de outubro serão nas especialidades laboratório clínico, anatomia patológica e citopatologia, endoscopia, radiologia, ressonância magnética, tomografia e ultrassonografia e de diagnóstico em cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia e terapias especializadas.  

“Planejamos este retorno e estamos preparados para a retomada gradual dessas atividades até atingir a potência máxima na oferta dos serviços para benefício da sociedade amazonense. É muito importante para o Estado ter uma unidade hospitalar capacitada como o Delphina Aziz voltando a prover serviços eletivos, cirúrgicos para a população.”, destaca José Luiz Gasparini, diretor executivo do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), organização social responsável pela área de assistência do Hospital Delphina Aziz. 

Estrutura do Hospital Delphina Aziz 

O Hospital Delphina Aziz alcançou o quarto lugar em oferta de leitos de UTI exclusivos para casos de Covid-19 do país durante a pandemia. No total, somando leitos clínicos e leitos UTI-Covid, o hospital contou com 414 leitos em operação e os seis andares da unidade estão ativos. As adequações de leitos clínicos para leitos UTI de Especialidade, geraram um aumento de aproximadamente 227% da quantidade de Leitos de UTI originalmente existentes na unidade. 

O Delphina Aziz tem 32 mil metros quadrados de área construída, com 11 salas cirúrgicas, 30 consultórios ambulatoriais, Centro de Controle Operacional (CCO), Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI); Centro de Reabilitação e Fisioterapia; Parque Tecnológico com mais de 1,6 mil equipamentos de Alta, Média e Baixa Complexidade, entre eles os de tomografia, ressonância magnética, radiologia,  ecocardiograma, equipamentos de ultrassonografia, mamografia, entre outros. 

Sobre a Opy Health 

A Opy Health é gestora de serviços de infraestrutura em hospitais públicos e privados. Iniciou suas operações em fevereiro de 2020 e atualmente opera o Hospital Delphina Aziz (Manaus, AM) e o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC – Belo Horizonte, MG). Opy Health é uma empresa IG4 Capital.